Sedrap e ComARC assinam protocolo de intenções

1

Acordo torna as 14 Agendas 21 Locais subsídios para projetos da Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca

*Yasmim Rosa

A Secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca(Sedrap) e o Comitê das Agendas 21 na Região do Conleste (ComARC) assinaram, no dia 17 de março, uma parceria para que as 14 Agendas 21 Locais sirvam de subsídio para projetos da Sedrap, principalmente para oPlano Diretor de Estruturação Territorial do Leste Fluminense (PET Leste), que começará a ser elaborado em abril. O termo é válido por um ano, sendo prorrogável por mais dois.

O Protocolo de Intenções define as condições de colaboração recíproca entre a SEDRAP e o ComARC no âmbito da elaboração e/ou proposição de planos, projetos e ações de desenvolvimento regional tais como a iniciativa de elaboração do PET Leste, visando:

1. ao fortalecimento dos Fóruns Agenda 21 Locais, do ComARC e do Fórum COMPERJ em prol do desenvolvimento sustentável e da formação de coalizões inovadoras para a região do CONLESTE; e,

2. a que os planos, projetos e ações de desenvolvimento regional, propostos pela SEDRAP, tais como a iniciativa de elaboração do PET Leste, sejam legítimos e representativos ao considerar as questões de âmbito regional contidas nos Planos de Desenvolvimento Local Sustentável (PDLS) elaborados e revisados no contexto da Iniciativa Agenda 21 Comperj;

 

Realizada na sede da Sedrap, a reunião teve início com a apresentação do histórico da parceira, feita pelo Subsecretário de Desenvolvimento Regional, Carlos Alberto Peres Krykthine. Em seguida, o Subsecretário de Pesca e Aquicultura, Renato Bravo, destacou que a parceria irá subsidiar os novos desafios da Secretaria no trabalho a ser realizado na Região Norte do Estado, que inclui o Leste Fluminense.

Angela França, presidente do ComARC, estava na ocasião acompanhada da vice-presidente, Mirian de Jesus, e do secretário-executivo, Mauro Paes. Segundo Angela, a sociedade, organizada nos Fóruns das Agendas 21 Locais, aprenderam a dialogar ao longo dos anos de trabalho e enfatizou a importância disso na construção de parcerias.

Após a assinatura do acordo, a equipe da Secretaria iniciou uma primeira conversa com a presidência do Comitê para discutirem juntos como será feito o acompanhamento do trabalho a ser realizado com o PET-Leste. Eles voltarão a se reunir, ainda sem data prevista, para dar andamento a este trabalho.

Cidades Educadoras, inovadoras e sustentáveis no Leste Fluminense

O encontro foi também uma oportunidade para apresentar aos representantes da Sedrap a preocupação do ComARC e das Agendas 21 Locais, de contribuir para a transformação dos municípios do Leste Fluminense em Cidades Educadoras, Inovadoras e sustentáveis , a partir da consolidação de políticas públicasvisando o cuidado, a proteção e a educação da infância e juventude.

Foi explicado que a Agenda 21 Comperj e o ComARC buscaram o apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef, em inglês), que já possui um Convênio de Cooperação com o Governo do Estado. Para que o Leste Fluminense seja contemplado com os projetos do convênio, é necessário que entre para a lista de prioridades no Plano de Trabalho do governo, que ainda será construído com o Unicef.

*Jornalista da iniciativa Agenda 21 Comperj

Fotos: Thabta Matos

AUTHOR

Rio Carioca

This Campaign has ended. No more pledges can be made.