Equipe

Juarez Fernandes – DIRETOR PRESIDENTE

Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ e contador pela UFRJ, é pós graduado pelo IBMEC no MBA de Finanças Corporativas.

Com mais de 30 anos de experiência profissional, atuou em instituições como Souza Cruz, Nuclebrás e BNDES. Neste último trabalhou por 24 anos, em cargos técnicos e executivos, em análise e gerenciamento de carteira, de projetos inclusive na área de recuperação de crédito e classificação de risco (rating).

Atualmente é assessor da diretoria financeira da Cedae.

Adicionalmente, possui formação em Trainer PNL e em hipnose Eriksoniana pelo INap.

 Lucimar da Silva Fernandes – DIRETORA ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA

Mestre em Ciências Contábeis pela UERJ e contadora pela UFRJ, possui especialização em Contabilidade Ambiental conferida pela UNCTAD/ISAR. É Períta Judicial Ambiental agregada ao NIPA – Núcleo Interdisciplinar de Peritos Ambientais.

Formada em Coaching Executivo e Integral pelo INap, em Coaching Clinic pela Pro-Fit, é facilitadora credenciada pela Corporate Coach U e apta a aplicar a metodologia de The Coaching Clinic, pela Master CoachCertified da Pro-Fit Consultoria.

Com mais de trinta e cinco anos de carreira, acumula experiência em instituições como Shell, Lojas Americanas, Interbrás, Nuclebrás e BNDES. Neste último trabalhou por dezesseis anos, como técnica e executiva, onde atuou em análise de viabilidade de projetos de longo prazo e administração de carteira de créditos nas Áreas Social e Industrial, além dos programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, na área de Recursos Humanos.

Atuou em Conselhos Fiscal e Consultivo de Empresas e Instituições sem fins econômicos e, ainda, na Diretoria da AFBNDES e Presidência da AEPI.

Leciona Contabilidade Ambiental e Análise da Viabilidade de Projetos Sociais e Ambientais nos cursos de pós graduação da FGV/RJ e PROENCO, tema sobre o qual é palestrante em seminários e conferências.

Yolanda Braconnot Coutinho – DIRETORA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

Psicóloga, Pós-Graduada em Recursos Humanos, possui 30 anos de experiência na área, sendo que destes atuou durante 15 anos como Gerente de treinamento, Gerente de Recursos Humanos na Glaxo do Brasil, Hotel Intercontinental Rio, Cia. Fiat Lux de Fósforo de Segurança, Natron Consultoria e Projetos Industriais, Casa matos Papelaria e Livraria e SASSE – Cia. Nacional de Seguros.

Desde 1994 é diretora e Facilitadora da empresa Ventos e Eventos Consultoria Humana e Recursos Instrucionais, sediada no rio de janeiro, empresa especializada no desenvolvimento Gerencial/ Organizacional e Qualidade.

Professora no MBA DE GESTÃO DE RH na UNIFESO em Teresópolis. É também especializada na utilização da Metodologia TOP – Tecnology of Participation.

Talita Keli da Silva Vianna – DIRETORA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Pedagoga com qualificação em Gestão Escolar é também ambientalista. Desde 2008 coordenou por cinco anos o Instituto de Educação Meritiense. Dirigiu projetos de ordem social e ambiental na Baixada Fluminense no Município de São João de Meriti. Desenvolveu no Instituto Rio Carioca o Seminário de Educação “Educar pra quê?” com o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes de Pedagogia, Professores, Educadores e profissionais da Educação.

Através deste setor, o Instituto pretende viabilizar consultoria para elaboração de projetos na área de Meio Ambiente, Educação e Cultura em parcerias com empresas privadas e instâncias governamentais. Irá ainda disseminar informação sobre sustentabilidade e responsabilidade ecológica entre líderes sociais, representantes governamentais, estudantes, meio acadêmico, imprensa, população em geral.

Conselho Consultivo

Angela Maria Ribeiro

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa, com Mestrado em Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, é Doutoranda no Programa de Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz / IOC, Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Rio de Janeiro. Pesquisadora do tema “O Ensino de Ciências e Saúde na Educação Infantil”.

Cursou especialização em Psicopedagogia Institucional e atua com excelência nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento Humano, Educação Especial, Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, Formação de Educadores, Planejamento e Avaliação Educacional e Tópicos Específicos de Educação.

Desde 1982 trabalha na Fiocruz, onde assumiu vários cargos e coordenações de Comissões, atualmente encontra-se ligada à Diretoria de Recursos Humanos, onde conduz atividades de ensino e pesquisa da Creche Fiocruz

Possui artigos, comunicações e resumos publicados em Anais de Congressos ou Periódicos, bem como Trabalhos apresentados em vários Fóruns de Educação

 Bernardete Barbosa Teixeira

Assistente Social, formada desde 1984 pela Universidade Veiga de Almeida, Pós graduada: em Serviço Social e Políticas Públicas (UFF),Gerenciamento de RH (Gama Filho), Drogas e Escolas (UFF), MBA em Gerenciamento de Projetos Empresariais e Sociais(UFF).

Atuação intensa na capacitação de profissionais de diversas áreas, Empresas, ONGS e Organizações Públicas que trabalham com jovens e famílias e no Gerenciamento de Organizações do 3º Setor.

Durante percurso profissional, implantou e coordenou a área de Serviço Social/RH e Projetos Sociais junto a Empresas Multinacionais, Nacionais,ONG’s, Instituição Governamental e Comunidade. Elaborou e Coordenou Projetos de inclusão social de crianças, jovens e adultos através de Projetos desenvolvidos em Comunidades e Instituições onde os temas de saúde, sexualidade, violência qualidade de vida, qualificação profissional foram norteadores da atuação.

Adicionalmente, está desenvolvendo oficinas temáticas, através dinâmicas de grupo, psicodramas, vivências e discussões, desenvolvidos com funcionários/familiares e crianças/adolescentes, no interior das Empresas, Escolas, Instituições de Assistência e ONG`s.

Atualmente, é Assistente Social da Fundação de Assistência e Previdência do BNDES, atuando em projetos na área de saúde e Professora de Mobilização de Recursos para o 3º setor na Fundação Getúlio Vargas.

Isabella Scorzelli, Ph.D

Contando com 10 anos de experiência na área ambiental, ingressou em março de 2004 no centro de Tecnologia SENAI – RJ do Sistema FIRJAN, onde atua como Coordenadora em Auditoria e Gestão Ambiental.

Possui Curso de Auditor Líder em ISO 14001:2004 – Sistema de Gestão Ambiental (agosto de 2005) e Curso de Auditor Interno da Qualidade – ISO 9001:2000 (abril de 2005) pelo Bureau Veritas.

Tem formação superior em Química Industrial pela PUC-RJ, mestrado e doutorado em Engenharia Metalúrgica pela mesma universidade. Possui MBA em Administração de Empresas e Gestão de Negócios pela FGV-RJ – Fundação Getúlio Vargas e curso de extensão em Direito Ambiental pela PUC-RJ.

Anteriormente, de 2002 a janeiro de 2004, foi sócia da Empresa da Pré-Incubadora Tecnológica do Instituto Gênesis da PUC-Rio: Efluente Zero! – Serviços para a Ecoeficiência Industrial Ltda. Atuou como consultora plena no Grupo Bureau Veritasimplementando sistemas de gestão ambiental – ISO 14001 e ministrando treinamentos na área de Gestão Ambiental para empresas, além de elaborar relatórios do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).

Ademais, atuou como assistente de pesquisa do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na Assessoria de Meio Ambiente do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, sendo responsável pela análise ambiental dos projetos dos setores de mineração, metalurgia e siderurgia e pela implantação da política ambiental e do Guia de Procedimentos Ambientais do BNDES.

Ivan Luiz Andrade

Bacharel em geografia e possui diferentes cursos de extensão, tais como: ciência política, mitologia e arqueologia, entre outros.

É perito judicial e ambiental.

Com mais de trinta anos de experiência profissional, atuou em empresas como Sano, Tintas Ypiranga, Petrominas, BR Distriibuidora, Interbrás. Também lecionou geografia em instituições públicas e privadas.

Atualmente integra o quadro da Petrobrás na área de Recursos Humanos em treinamento e desenvolvimento, onde também atua como Diretor da Secretaria de Finanças do Sindipetro/RJ.

 Sebastião Bergamini Junior

Contador formado pela Faculdade Moraes Junior (1975), pós graduado em Finanças Corporativas pela Fundação Getulio Vargas (1994).

Entre 1977 e 2008 atuou no BNDES, inicialmente como técnico e posteriormente como executivo, nas áreas de projetos industriais, projetos de renda variável, de infra-estrutura, modelagem de classificação de risco, gestão de fundo de previdência complementar e auditoria interna. Trabalha atualmente como sócio consultor na empresa ASCOT Assessoria e Consultoria.

Participa de diversos Conselhos Fiscais (Eletropaulo, AES Tietê e AES ELPA), é membro do Conselho Deliberativo da FAPES- Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES.

Ministrou cursos nas áreas de gestão do risco ambiental, governança corporativa e controles internos em diversas instituições, como FGV, IBMEC, IBEF, Faculdade Estácio de Sá e ABDE. Tem mais de duas dezenas de artigos técnicos publicados em revistas especializadas, como Revista do BNDES e Revista Pensar Contábil. Tem cinco artigos técnicos premiados pelo CRC RJ – Conselho Regional de Contabilidade do RJ e um premiado pela ABAPRO – Associação Brasileira de Profissionais de Projetos.

Therezinha Dias de Mello

Formada em Português e Literatura pela UERJ em 1979, é pós graduada em Recursos Humanos pela PUC e em Gestão da Qualidade, pela Fundação Getúlio Vargas.

Experiência como Gerente de Recursos Humanos no Banco do Brasil, empresa onde aposentou-se em 2005 no cargo de Gerente de Administração.

Atuou como educadora na Universidade Corporativa Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, ministrando, entre outros, o curso Gerenciamento de Equipes.

Frequentou o curso de Formação Holística junto à UNIPAZ- RJ, entre 2000 e 2002.

Dedica-se à atividade de escritora, tendo freqüentado a Oficina de Crônicas coordenada por Carlos Eduardo Novaes em 2007 e, atualmente, a Oficina Literária Ivan Proença, conduzida pelo professor, pesquisador e crítico literário, Prof. Ivan Cavalcanti Proença.

Juparanã Velloso Coelho

Colou grau em Medicina pela faculdade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (F.E.F.I.E.G), em 1975. Atualmente é Chefe da Unidade de Ginecologia Endocrinológica da 28º Enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa do Rio de Janeiro desde 1987. É Professor Auxiliar de ensino do CESANTA e Professor Auxiliar de ensino da Universidade Gama Filho.

Possui anos de experiência no exercício de sua formação – Diretor Geral do INAMPS – Departamento de Controle e avaliação – Coordenadoria de Controle e Avaliação – Coordenadoria de controle e avaliação de Serviços Concentrados. Encarregado de análise – COD. DAÍ III. 2 – 1985 a 1990

Membro do Conselho Técnico Administrativo do Instituto Nacional do Câncer – 24 de julho de 1982 a 12 de abril de 1983

Membro do Grupo de Trabalho Constituído para implementar o programa “Aperfeiçoamento da Cogestão dos Hospitais do Ministério da Saúde – Portaria MPAS 3062 – 23/08/1982”.

José Nilton Colistet de Andrade

Graduado em Administração pela Universidade Estácio de Sá – RJ possui 35 anos de experiência em operações comerciais bancárias, Seguros, Previdência e Assistência financeira, adquirida em expressivas empresas como RS Previdência do Banco rural, sul América, HSBC Vida e Previdência e, 21 amos de carreira em organizações de varejo como: Vila Romana, Adonis e Temper.

Atualmente é Diretor Executivo da empresa Mafra Cobrança em São Luiz do Maranhão. No Instituto Rio Carioca atua com especialização em Consultoria financeira para Empresas com projetos de viabilidade econômica e financeiras junto ao BNDS, em confecção de Plano de Negócio e consultorias específicas para empresas com necessidade de Captação de recursos financeiros como Capital de giro e outros.

Conselho Fiscal

Euridice Soares Mamede de Andrade

Possui Mestrado em Ciências Contábeis pela UERJ, doutoranda em Planejamento Ambiental pelo PPE/COPPE/UFRJ e pesquisadora da COPPE/UFRJ.

É especialista em Mensuração e Valoração Econômica de Danos, Custos e Benefícios Ambientais.

Possui experiência profissional em Auditoria Ambiental, Perícia Judicial Ambiental e Contábil.

Ministra cursos em MBA’s, organiza Seminários e profere palestras em Contabilidade e Economia Ambiental.

Ademais, responde como sócia da Contabilis Assessoria Contábil e da Ambiente Moderno Consultoria Ambiental atua como Consultora Financeira e Ambiental de diversas Entidades Públicas e Privadas.

Diana Francisca de Faria

Contadora exerce atualmente suas funções na Petrobrás.

This Campaign has ended. No more pledges can be made.